Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Altimetria da Cuesta del Lipán
Conforme o combinado acordamos as 7:00 tomamos café arrumamos as malas nos encontramos com com o casal de Pato Branco Henrique e Pauline e seguimos para o Chile, subimos a costa do Lipán e  subimos de de 2250 metros para 4856 metros em  pouco mais de 120 km, paramos para tirar fotos e comprar recordações da altitude atingida, nosso corpo sente neste momento um certo desconforto causado pelo ma de puna, conhecido por nós como mal da altitude, sono, dores de cabeça e enjoo e falta de ar são comuns neste estado, subimos mascando folhas de coca para combater este efeito, subimos lentamente, passamos por Susques e pelas salinas grandes( deserto de sal) e chegamos na aduana por volta das 3:00 da tarde, fizemos nossa saída da  Argentina e entrada no Chile, neste momento a Pauline estava sentindo bem o efeito da altitude, reclamando de falta de ar, aos poucos foi se recuperando e seguimos a viagem.
Cerca de 52 km antes de chegar  San Pedro avistamos o vulcão Licancabur, tiramos fotos do mesmo e neste momento descer da moto e subir é uma tarefa difícil, pois o efeito da altitude não nos deixa fazer tal tarefa com tanta facilidade.
Descemos de 4403 metros aos pés do vulcão até San Pedro de Atacama em apenas 52 km em uma linha reta, saindo de um frio de 8º e chegando a San Pedro com 35º o corpo reclama......
Nos hospedamos em um hotel, nosso casal de amigo já havia feito reserva em outro hotel, combinamos de nos encontrar no centro para contratar passeios para o dia seguinte e para jantar .