Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

6º DIA.....SAN PEDRO DE ATACAMA Localiza-se a 2.400 metros de altitude, com uma populaçao de uma pouco mais de 5000 habitantes é o centro do deserto de atacama. Por ser um lugar ímpar numa região inóspita como o Atacama, é denominada de oásis de San Pedro de Atacama.
 Entre os becos de terra deste antigo povoado, um dos mais fotografados pelas revistas especializadas, funde-se o misticismo das culturas ancestrais com o turismo moderno.
A 102 km de Calama, a cidade mais próxima, San Pedro de Atacama é terra principalmente de etnias indígenas, hoje dedicadas ao turismo. Na antiga praça, sua igreja, que data de 1774, vai revelando os costumes dos seus habitantes: esqueleto de madeira de cacto, adobe e vigas de algaroba amarradas com couro. O Museo Arqueológico está perto dali, onde impressionam as múmias e objetos cotidianos que revelam a riqueza da cultura local.
 O povoado está cheio de bancas de artesanato, onde é possível comprar tecidos, joias ou ervas, como folhas de coca, cuja infusão pode salvá-lo da puna (ou “mal da altitude”) se quiser subir até os Gêiseres de El Tatio que fica a 4.300 metros acima do nível do mar. Não esqueça visitar este campo geotérmico ao amanhecer, uma das maravilhas naturais com mais visitas por ano. Ao voltar por esse mesmo caminho, é possível descansar nas águas de 30°C das termas de Puritama.
 Existem lugares que são melhores no entardecer, como o Vale da Lua e o Vale da Morte. Só nesse momento oferecem as belas sombras com várias cores, ideais para a fotografia.
Como eu já havia feito estes passeios nos separamos neste dia , Selvino Pauline e Henrique seguiram para os geiseres e eu fui conhecer as lagunas altiplanicas.
Exatamente as 7:30 meu tour me pegou no hotel, era um micro ônibus com 11 pessoas mais motorista e guia, no caminho as lagunas tivemos que seguir por uma estrada de 127 km, paramos em uma vila onde conhecemos a forma de plantio de hortaliças, milho e plantas usadas na medicina local.Neste passeio inclui um café da manhã servido dentro do parque, levado pelo tour.
As lagunas altiplanicas estao localizadas a 4284 metros aos pés de um vulcão,ficam dentro de um parque onde é preciso pagar para entrar e respeitar certos cuidados, como andar em caminhos demarcados e não fumar, para não causar impacto, neste local vivem lhamas, vicunhas, flamingos, coelhos, gaivotas .Ali concentram  duas lagoas enormes a Miscanti a maior delas, possui água doce, portanto no inverno ela se congela, a outra menor não congela pelo fato de estar aos pés do vulcão, recebendo minérios de ferro e tornando suas àguas salgadas, lar dor flamingos.
Ao retornar do passeio ao parque visitamos o 3º maior salar do mundo, o SALAR DE ATACAMA, por incrível que pareça cerca de 8% do produto extraído ali é sal 82% é lítio ( utilizado para bateria como celular por exemplo) onde 40% do lítio utilizado no mundo sai deste desrto de sal.
Terminamos nosso passeio as 15:30 da tarde passando no vilarejo de TOCONAO, onde compramos àgua e tivemos um contato com lhamas.
A tarde segui  para o segundo passeio, a LAGUNA CEJAR E OJO DEL SALAR E A UM SALAR menor.
Desta vez estávamos todos juntos novamente no mesmo passeio, a primeira parada foi no salar tiramos fotos do vulcão novamente em um angulo diferente, magnífico, a segunda parada,ojo del salar ( olho do salar) é um lago com cerca de 35 metros de diâmetro e com 40 metros de profundidade e com àgua doce e gélida, pulamos nesta água, nosso amigo Henrique exitou em entrar,ficou com medo de àgua fria, mas por fim  acabou se rendendo a tentação e deu um lindo mergulho do alto da margem, o tereceiro ponto de visita laguna Cejar é um lago onde a concentração de sal é enorme, cerca de 400 gramas por litro, entramos neste lago e devido a grande concentração de sal você não afunda, brincamos um monte e rimos dessa situação.Tomamos o famoso pisco sour com queijo e salgados a beira deste lago e apreciamos o famoso por do sol do deserto.
Na noite virada de ano marcamos os quatro em nos encontrarmos na praçinha central de SAN PEDRO DE ATACAMA para comemorar a entrada do novo ano e nos despedirmos do casal, dia seguinte seguiremos nosso caminho até Iquique, tomamos um bom vinho um chanpagne e boa comida, não foi fácil achar um local para jantar, a grande maioria dos restaurantes só atendiam com reserva, corremos um monte para conseguir.
No centro vários bonecos de pano e maquiados vestidos com roupas velhas se avistava, segundo os atacamenhos ( povo local) segue uma tradição fazer estes boneco e colocar fogo na noite do dia 31 de dezembro, sua crença diz espantar os maus espíritos e começar um bom ano novo.Nos despedimos deste simpático casal com um forte abraço,já sentindo saudades, vivemos dias maravilhosos juntos.
Obrigado HENRIQUE E PAULINE por esta companhia maravilhosa, que DEUS abençoe sua viagem!

plantação em forma de escadas

laguna miscanti

vicunha

ninho de flamingo

crustáceo, fonte de alimento dos flamingos

FLAMINGOS

LHAMA

BRINCANDO NO SALAR

E NÃO AFUNDA! LAGUNA CEJAR

POR DO SOL DO DESERTO

BONECOS QUE SERÃO QUEIMADOS EXATAMENTE A MEIA NOITE!

FELIZ ANO NOVO!!!!!!

MOTORISTA PREPARANDO O PISCO SUOR

GALERA DO TOUR!

1. Obrigado pela companhia! Vcs são uns figuras e fizeram nossa viagem Mto melhor! Se cuidem e bom resto de viagem! Abraços Henrique e Pauline